Hoje em dia ouvimos falar imenso do consumismo! Mas não sabemos onde se originou, a quanto tempo permanece entre nós este “monstro” da sociedade.Neste artigo, tentarei esclarecer, através de factores histórico-sociais, aquilo que é o consumismo e o crescimento que tem vindo a ter ao longo dos anos.
Tudo o que nós adquirimos da sociedade tem vindo a mudar, desde dos hábitos, aos costumes, tradições, modos de se falar, agir, entre muitos outros aspectos e, tudo isso é fruto de uma evolução da história da sociedade.
Para entender esta evolução, vamos recuar no tempo, o consumo sempre existiu embora não servisse os mesmos fins que nos nossos tempos. Antigamente, o consumo referia-se somente a compra do básico, entenda-se por básico – alimentação, vestuário, medicamentos, … Mas a sociedade industrial do século XIX veio quebrar essa “regra”, nos Estados Unidos da América, as máquinas surgem após a revolução industrial nascendo assim uma guerra entre os fazendeiros e os industrializadores, onde a industrialização vence tomando assim o controlo, desenvolvendo a produção de mais maquinas o que originou uma maior produção de bens, a esta fase deu-se o nome de Capitalismo de produção. As pessoas começaram a concentrar-se nas grandes cidades – metrópoles, iniciou-se nos jovens um investimento na formação da indústria, o que fez com eles tomassem o lugar dos mais velhos, e já crescessem com os padrões da produção e do consumismo que lhes era incutido nas formações. As industrias começavam a produzir mais e mais, ou que originou uma necessidade de vender todos os produtos para que não houvesse prejuízo, dai começam a surgir as propagandas para incentivar os homens e mulheres da sociedade a comprar os novos produtos da era. Outro factor que também facilitou o avanço do consumismo foi a evolução dos meios de transportes que possibilitou uma maior importação e exportação a curto prazo.
A chegada da televisão, nos anos 50, é outro factor que impulsiona as populações ao consumismo, pois essa mesmo possibilitava a propagação das publicidades.
Uma ultima vertente que vou abordar agora, e que é indispensável, sendo que essa prevalece imenso, e condiciona o pensamento humano, é a materialização que se faz dos objectos e a importância que esses mesmo ganham na vida de cada indivíduo, pois saão esses mesmo objectos que na época e que ainda hoje define a que classe social pertence uma pessoa.
Esta mais que visto, que o nosso pensamento moderno, é um acumular de pensamentos anteriores, e é condicionado por todos os factores históricos mencionados anteriormente, a produção de publicidades e propagandas, ganharam uma importância fenomenal na nossa sociedade, e o facto de elas evoluírem segundo o homem, faz com que ela continue a atrair-nos, e que ainda exista mais necessidade de se comprar mesmo que não se queira ou não seja necessário, isto porque ainda existem palavras que são mais forte que a nossa vontade – SALDOS!
Tania Freitas
Fotografia tirada por Ana Loureiro - 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário